sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Os putos

Em frente ao hotel onde nos encontrávamos hospedados estavam sempre uns 5 ou 6 miúdos, cujas idades se situavam entre os 10 e os 12 anos, e que faziam da praça a sua casa. Dormiam entre os carros estacionados, e sobreviviam graças às gasosas provenientes do estacionamento dos carros, e da comida e bebida que os frequentadores e hóspedes do hotel lhes davam. Eram todos miúdos de rua, uns abandonados pelos pais, outros orfãos. Sempre que alguém lhes dava comida tinham que estar sempre em alerta pois os mais velhos roubavam-lhes o mata-bicho. Apesar das dificuldades em que viviam estavam sempre com um sorriso na cara e contagiavam as pessoas com a sua alegria, pelo menos era esse o meu caso.

Na brincadeira perguntei-lhes de que clube é que eram e eles não responderam nada. Ficou logo assente que eram do glorioso Sport Lisboa e Benfica, o que foi prontamente aceite por todos. Dei-lhes uns trocos e fiz-me à vida. No dia seguinte saímos para jantar e perguntei-lhes, à frente de todos nós, qual era o clube deles, e a resposta em uníssono foi um magnifico grito: Benfica!

Um dia decidimos ir correr junto à baía. Assim que começamos um deles acercou-se de nós e sem dizer uma palavra começou a correr ao nosso lado. Estava descalço! Estava descalço, a correr no passeio, mas ia ao nosso ritmo. A planta do pé do Zé Kalanga (nome com o qual o apelidámos) parecia o pé do anúncio da Pirelli. Fizemos uns 4 ou 5 km e ele nunca ficou para trás, e no final ao ver-me fazer uns alongamentos prontificou-se logo a fazer os dele. Nessa noite quando saimos para jantar dei-lhe uns dólares e disse-lhe que era o prémio por ter ido correr connosco. Os outros olharam espantados e prometeram também ir correr no dia seguinte. Tal como prometido, no dia seguinte lá estavam para a corrida. Nós e mais 5 putos de rua a correr pelo passeio marítimo, parecia um arrastão. Um deles estava coxo e tivemos que o convencer a desistir dizendo-lhe que também lhe dávamos uma gasosa mesmo que ele não fosse connosco.

Durante o mês de Novembro foi criada uma “praia artificial” na baía de Luanda, cujo objectivo, dizem, é servir de estaleiro para as obras que aí se irão realizar durante os próximos 4 anos. A areia que durante um par de semanas foi dragada do meio da baía foi sendo depositada ao longo passeio, mesmo em frente à praça. E assim a miúdagem ficou com uma praia mesmo em frente a casa. A praia dos putos é só deles, porque só eles são imunes a todas as doenças e poluição que contaminam as águas da baía de Luanda.

Estes putos são os maiores! E são do Benfica!!

2 Comments:

At 2/17/2007 11:36:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bonita história Daniel. Por esse tipo de episódios já deve ter valido a pena essa viagem até Angola... Continua a presentear-nos com a tua boa escrita. Abraços

At 11/11/2008 04:41:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...