quarta-feira, outubro 25, 2006

Prédio da Lagoa do Kinaxixi




Este é o prédio da Lagoa do Kinaxixi, situado no largo do Kinaxixi, centro de Luanda.

Foi abandonado em 1975 quando ainda se encontrava em construção, devido ao êxodo dos portugueses por altura da independência de Angola, sendo ocupado por diversas famílias que preferiram morar num prédio inacabado ao invés de num musseque (bairro de lata).

O nome deste prédio resulta do facto de ter sido construído por cima da uma lagoa subterrânea, que mais tarde originou a inundação dos pisos abaixo do solo. Imaginem bem a estabilidade desta maravilha arquitectónica.

Como podem ver a grua ainda se encontra junto ao prédio, mas não sei se funciona como elevador. Foram feitas algumas melhorias com a construção de paredes em blocos de cimento, muito característicos da região.

A vista privilegiada sobre a baía de Luanda é sem dúvida o grande ponto forte deste projecto. Outro ponto forte consiste na excelente circulação do ar, que permite um melhor ambiente entre paredes.

O lixo é tratado de uma forma muito característica, pois é deitado directamente pela janela, acumulando-se nas traseiras do edifício.

Ouvi na rádio que um homem atirou a esposa do 16º andar, sendo que esta caiu em cima do lixo e fracturou apenas alguns ossos. Obviamente o senhor foi preso, e provavelmente alegou que tropeçou para cima da esposa que estava a estender a roupa e esta foi parar lá em baixo.

Este cartão postal de Luanda tem os dias contados, estando a sua demolição para breve.

1 Comments:

At 11/07/2006 11:56:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o quê, vai ser demolido? chama o Afonso pá. abraços

 

Enviar um comentário

<< Home